Plano de Aula

BRASIL EM DESIQUILÍBRIO: A URGÊNCIA DA TERRA

Triste Baía | Documentário | De Gisele Motta | 2015 | 13 min | RJ
20/08/2025
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Biologia, Ciências
Luisa Müller | Equipe CurtaENEM
Acesse a ficha do filme



Áreas: Ciências da Natureza 


Disciplina: Biologia 


Ano:  2º e 3º do Ensino Médio  


Duração: 3 aulas (50 min/aula)    


Eixo Temático: Biologia, Saúde e Meio Ambiente


Tema 1: Geografia da Baía de Guanabara


Tema 2: Tipos de poluição hídrica - eutrofização, metais pesados, derramamento de petróleo, esgoto e lixo urbano


JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA

A proposta deste plano de aula fundamenta-se na necessidade de promover uma formação crítica, reflexiva e contextualizada dos estudantes do Ensino Médio frente aos desafios ambientais contemporâneos. Ao utilizar o documentário "Triste Baía" como recurso didático, a aula amplia o repertório dos alunos ao integrar conhecimentos científicos com uma realidade próxima e concreta: a degradação da Baía de Guanabara, símbolo ambiental e histórico do Brasil.


O conteúdo abordado – que inclui eutrofização, poluição por metais pesados, lançamento de esgoto e resíduos sólidos, e o vazamento de petróleo ocorrido em 2000 – permite trabalhar competências essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que tange à compreensão dos impactos das ações humanas sobre os ecossistemas e à busca por soluções sustentáveis e éticas.


Além disso, a proposta contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, como o pensamento crítico, a capacidade de argumentação, a empatia e o engajamento cidadão. A análise de um caso real, mediada por um recurso audiovisual de forte apelo sensorial e informativo, possibilita um aprendizado significativo, que vai além da memorização de conceitos e favorece a construção de valores relacionados à cidadania ambiental.


COMPETÊNCIAS 


Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 



  1. Competência 2: Compreender conceitos e processos científicos para explicar a dinâmica da natureza e propor soluções sustentáveis para problemas ambientais.

  2. Competência 4: Utilizar conhecimentos de Ciências da Natureza para tomar decisões conscientes sobre o uso de recursos naturais e a preservação ambiental.

  3. Competência 6: Analisar e interpretar dados e informações para avaliar situações-problema e propor soluções viáveis e sustentáveis.


HABILIDADES 



  • EM13CN02:

    Avaliar impactos socioambientais, considerando o uso de recursos naturais, processos de degradação ambiental e propostas de conservação e uso sustentável.

  • EM13CN03:

    Discutir a interferência humana em ecossistemas e suas consequências, relacionando-a com questões como poluição, perda da biodiversidade e mudanças climáticas.

  • EM13CN04:

    Investigar e interpretar causas e efeitos da poluição em diferentes meios (água, ar e solo), com base em dados e evidências científicas.

  • EM13CN05:

    Analisar riscos ambientais associados à atividade humana e propor ações de prevenção e mitigação.

  • EM13CNT104:

    Compreender e debater o conceito de sustentabilidade, suas dimensões (ambiental, econômica, social e cultural) e sua aplicação em contextos locais e globais.




  • OBSERVAÇÕES:



  • O professor poderá adaptar o plano de aula de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

  • É importante incentivar a participação de todos os alunos, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulante.

  • O professor poderá utilizar outros recursos audiovisuais, como vídeos e imagens, para tornar a aula mais dinâmica e interessante.

  • É fundamental contextualizar o tema da aula com a realidade local, abordando os casos de poluição hídrica que ocorrem na região.


POSSÍVEIS EXTENSÕES:



  • Produção de um podcast ambiental com os alunos entrevistando moradores ou especialistas.

  • Simulação de uma audiência pública na escola, com alunos representando governo, ONGs, cientistas e comunidades locais.

  • Conexão interdisciplinar com Geografia e Química (análise de contaminantes e políticas ambientais).



EM13CNT104 - Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.

Questões: Triste Baía

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste


Objetivo Geral: 




  • Compreender os principais impactos ambientais que afetam a Baía de Guanabara.



Objetivos específicos: 




  • Identificar os processos ecológicos envolvidos, como eutrofização e bioacumulação.

  • Analisar as causas e consequências da poluição por metais pesados, esgoto doméstico e resíduos sólidos.

  • Discutir soluções e alternativas sustentáveis de recuperação ambiental.



AULA 01 (50 minutos) - Introdução e exibição do documentário




  1. Introdução (10 min):


    • Levantamento de conhecimentos prévios com perguntas disparadoras:

      • “Você sabe onde fica a Baía de Guanabara?”

      • “Por que ela é considerada um símbolo de degradação ambiental?”

         





  2. Exibição do documentário (15 min):

    • Orientar os alunos a anotarem:

      • Tipos de poluição citados;

      • Consequências ambientais e sociais;

      • Ações (ou omissões) do poder público e da sociedade.

         





  3. Discussão (25 min):

    • Rodada de impressões rápidas sobre o que mais chocou ou chamou atenção.

    • Destacar o caso do vazamento de petróleo de 2000 como marco simbólico.





AULA 02 (50 minutos) - Atividade em grupo 



- Dividir a turma em 4 grupos, cada grupo pesquisa um dos seguintes temas:




  • Grupo 1: Eutrofização e florações de algas.

  • Grupo 2: Metais pesados, bioacumulação e biomagnificação.

  • Grupo 3: Vazamento de petróleo de 2000 – causas e efeitos.

  • Grupo 4: Esgoto e lixo urbano – impacto nas comunidades pesqueiras.



- Cada grupo elabora um resumo com esquemas ou mapas conceituais.



AULA 03 (50 minutos) -Apresentação dos grupos




  1. Breves exposições (5-10 minutos por grupo) com explicações e exemplos.

  2. Debate final (10 min):




  • “É possível recuperar a Baía de Guanabara?”

  • “Quais atitudes individuais e coletivas podem contribuir para isso?”




  • Participação no debate e nas discussões em grupo;

  • Fichas de análise do documentário (pode ser entregue ao final da aula);

  • Produção de um parágrafo ou texto reflexivo como tarefa de casa:

    “Com base no documentário e nas discussões em sala, proponha três ações possíveis para reduzir a degradação da Baía de Guanabara.”



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)