Plano de Aula

IDEIAS QUE BROTAM - COMO A VIDA INSPIRA NOVOS CAMINHOS PARA A CIÊNCIA

Biocêntricos | Documentário | De Ataliba Benaim,Fernanda Heinz Figueiredo | 2022 | 108 min | RJ
20/08/2025
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Biologia
Luisa Müller | Equipe CurtaENEM
Acesse a ficha do filme



Áreas: Ciências da Natureza 


Disciplina: Biologia 


Ano:  1o, 2º e 3º do Ensino Médio  


Duração: 4 aulas (50 min/aula)  


Eixo Temático: Vida e Evolução


Tema 1: Evolução biológica


Tema 2: Biocentrismo x antropocentrismo


Tema 3: Biomimética




JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA 


A presente aula tem como objetivo promover uma abordagem integrada e crítica sobre as relações entre natureza, ciência, tecnologia e sociedade, a partir de temas interdisciplinares e contemporâneos como ecologia, sustentabilidade, ética ambiental e interculturalidade.


Ao abordar a importância da biodiversidade como fonte de inspiração técnica, a aula convida os estudantes a refletirem sobre o papel da natureza como modelo, medida e mentora, especialmente através do conceito de biomimética, que propõe soluções inovadoras baseadas em estruturas e processos naturais. Esse olhar valoriza a observação atenta da vida como ponto de partida para tecnologias sustentáveis e resilientes.


Nesse sentido, os estudantes serão estimulados a analisar criticamente a visão antropocêntrica dominante na sociedade ocidental — que coloca o ser humano como centro e medida de todas as coisas — contrapondo-a a uma visão regenerativa, em que os seres humanos são parte de um sistema interdependente e têm a responsabilidade de cuidar e regenerar os ecossistemas dos quais dependem.


Além disso, a aula promove o reconhecimento e a valorização de saberes tradicionais, como os conhecimentos dos povos originários, que historicamente praticam formas sustentáveis de manejo ambiental e preservação da biodiversidade. Esses saberes dialogam com a ciência moderna, oferecendo perspectivas ricas e complementares para a construção de um futuro mais justo, ético e sustentável.


Dessa forma, a proposta pedagógica contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da consciência socioambiental e da capacidade dos estudantes de pensar soluções criativas, colaborativas e éticas para os desafios do século XXI.


COMPETÊNCIAS 


Área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 



  1. Competência 2: Compreender conceitos e processos científicos para explicar a dinâmica da natureza e propor soluções sustentáveis para problemas ambientais.

  2. Competência 4: Utilizar conhecimentos de Ciências da Natureza para tomar decisões conscientes sobre o uso de recursos naturais e a preservação ambiental.

  3. Competência 6: Analisar e interpretar dados e informações para avaliar situações-problema e propor soluções viáveis e sustentáveis.


HABILIDADES 


Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias



  • EM13CNT102 – Analisar diferentes formas de intervenção humana na natureza e suas implicações nos sistemas ambientais, sociais e econômicos.

  • EM13CNT204 – Avaliar o uso da biodiversidade como inspiração para o desenvolvimento de produtos e tecnologias (biomimética).

  • EM13CNT307 – Relacionar ética, ciência e tecnologia no contexto da sustentabilidade ambiental.

  • EM13CNT401 – Compreender os princípios da sustentabilidade a partir da articulação entre conhecimentos científicos e saberes tradicionais



EM13CNT102 - Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
EM13CNT204 - Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT307 - Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e/ ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Objetivo Geral: 




  • Valorização da vida em todas as suas formas e a construção de uma ética baseada na interdependência entre humanos, natureza e outros seres vivos.



Objetivos específicos: 




  • Compreender a biomimética e como técnicas naturais servem de inspiração para soluções tecnológicas.

  • Refletir sobre a visão biocêntrica (em oposição à antropocêntrica) na relação com o meio ambiente.

  • Estimular debate sobre impactos socioambientais e alternativas pautadas em ética ecológica.



AULA 01 e 2 (100 minutos) - Sensibilização e exibição da primeira parte do filme 



Atividades:




  1. Dinâmica de abertura – “O que é natureza para você?” (20 min)

    • Estudantes respondem individualmente em um papel ou Jamboard com a frase:

      "Natureza, para mim, é..."

    • Compartilhamento oral de algumas respostas e reflexão coletiva.

       



  2. Exibição da primeira parte do filme Biocêntricos (80 min)



AULAS 03 e 04 (100 minutos) - Exibição da parte final do filme, discussão e atividade em grupo 



Atividades:




  1. Exibição da parte final do filme (28 minutos)

  2. Discussão guiada (20 min)

     

    1. Perguntas disparadoras:

      1. Que visão de mundo o filme propõe?

      2. Em que medida essa visão se opõe à forma como vivemos hoje?

      3. Você já viu alguma tecnologia inspirada na natureza?

         





  3. Oficina: "Inventos biocêntricos" (30 min)

    1. Em duplas ou trios, os alunos criam uma proposta de invenção ou solução para um problema ambiental baseada na observação da natureza.

    2. Podem desenhar, modelar em papel ou apresentar em slides.

    3. Devem responder:

      1. Qual é o problema?

      2. Qual fenômeno natural inspira a solução?

      3. Como isso pode ser aplicado de forma sustentável?

         





  4. Apresentação rápida (15 min)

    1. Cada grupo apresenta sua ideia em até 2 minutos.

    2. A turma escolhe coletivamente as propostas mais criativas, sustentáveis e viáveis.

       



  5. Fechamento e autoavaliação (5 min)

    1. Roda final com a pergunta:

      "O que essa aula mudou ou confirmou na sua visão sobre natureza, ciência e tecnologia?"






  • Participação nas discussões e na roda

  • Criatividade e fundamentação na atividade de criação coletiva

  • Clareza e profundidade no texto reflexivo produzido em grupo

  • Apresentação final oral



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)