Relato de atividade em sala de aula

ENERGIA SUSTENTAVEL:O DESAFIO DA EFICIENCIA NO BRASIL E NO MUNDO.

Visualizações |
Vote aqui
Eficiência Energética
23/10/2024
Física
Conhecimento
Ensino Médio
60
ANTONIO CICERO DE OLIVEIRA
EEMTI PREFEITO DARIO CAMPOS FEIJO | CE | Martinópole | Estadual





1. Reduzir o consumo de energia em edifícios, indústrias e residências.
2. Aumentar a eficiência do uso de recursos energéticos.
3. Diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos.
4. Promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.
5. Economizar recursos financeiros através da redução de custos energéticos


Sequência Didática:

Etapa 1: Introdução (10 minutos)

1. Apresentar o conceito de eficiência energética.
2. Perguntar aos alunos sobre suas experiências com eficiência energética.
3. Mostrar um vídeo introdutório sobre eficiência energética (opcional).

Etapa 2: Exibição do Filme (40 minutos)

1. Exibir o filme "Eficiência Energética" (ou um documentário relacionado).
2. Pauses para discussões e reflexões.

Etapa 3: Discussão e Análise (30 minutos)

1. Discutir conceitos apresentados no filme.
2. Analisar exemplos de eficiência energética no filme.
3. Identificar desafios e oportunidades para implementar eficiência energética.

Etapa 4: Atividades Práticas (30 minutos)

1. Realizar uma auditoria energética em sala de aula ou escola.
2. Criar um plano de ação para reduzir consumo de energia.
3. Desenvolver um cartaz ou slogan sobre eficiência energética.

Etapa 5: Conclusão (10 minutos)

1. Resumir principais pontos aprendidos.
2. Refletir sobre a importância da eficiência energética.
3. Estabelecer metas para implementar práticas de eficiência energética.

Recursos Adicionais:

- Folhas de papel e canetas para anotações.
- Computador com acesso à internet (para pesquisa).
- Materiais para cartazes ou slogans.
- Auditoria energética na escola.


Aqui estão alguns resultados esperados após assistir ao filme "Eficiência Energética":

Conhecimento

1. Compreensão dos conceitos básicos de eficiência energética.
2. Conhecimento sobre as fontes de energia renovável e não renovável.
3. Entendimento sobre o impacto do uso de energia no meio ambiente.

Habilidades

1. Capacidade de identificar práticas de eficiência energética no cotidiano.
2. Habilidade de analisar e avaliar o uso de energia em diferentes contextos.
3. Desenvolvimento de habilidades críticas para tomar decisões informadas sobre uso de energia.

Atitudes

1. Maior conscientização sobre a importância da eficiência energética.
2. Compromisso em reduzir o consumo de energia em sua vida diária.
3. Interesse em aprender mais sobre tecnologias e práticas sustentáveis.

Comportamentos

1. Redução do consumo de energia em casa e no trabalho.
2. Uso de equipamentos e dispositivos energéticos eficientes.
3. Participação em iniciativas de conservação de energia e sustentabilidade.

Reflexão

1. Pensamento crítico sobre o uso de recursos energéticos.
2. Reflexão sobre o impacto das escolhas individuais no meio ambiente.
3. Consideração sobre as consequências de longo prazo do uso de energia.

Ações

1. Implementar práticas de eficiência energética em sua vida diária.
2. Compartilhar conhecimento com outros sobre eficiência energética.
3. Participar de projetos ou iniciativas de sustentabilidade em sua comunidade.

Esses resultados esperados podem variar dependendo do público-alvo, idade e nível de conhecimento prévio sobre eficiência energética. O filme pode ser usado como ferramenta educacional para inspirar mudanças positivas nos hábitos e comportamentos relacionados ao uso de energia.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação