Colônia – Trabalho e açúcar

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Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.



Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.

Produção: Olivia Buarque

Fotografia: Fernando Solidade

Roteiro: Pedro Eiras

Empresa(s) produtora(s): Giros Filmes

Pesquisa de Imagens: Paula Salles, Remier Lion

Produção Executiva: Belisario Franca, Mauricio Magalhães

Pesquisa: Marcia Bittencourt

Direção de Fotografia: Mario Franca

Mixagem: Vanius Marques

Consultoria: Mary Del Priore

Montagem: Diego Amorim, Maria Bento, Tatiana Gouveia

Apresentação: Mary Del Priore

Trilha Sonora: Rodrigo Lima

Assistente de som: Gil Neves, Helio Leite, Tomaz Borges

Câmera Adicional: Livia Pasqual

Direção Geral: Belisario Franca, Bianca Lenti

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Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas

Componente Curricular/Disciplina: Antropologia, Ciências Sociais, Discriminação e preconceito racial, Economia, Geografia, História, Outras, Pluralidade Cultural, Sociologia

Competências: Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva., Pensamento científico, crítico e criativo - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas., Argumentação - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta., Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


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Questões: Colônia – Trabalho e Açúcar

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26 min
2023
Brasil
RJ
A10

Séries: Histórias da Gente Brasileira | 26 Episódios de 26 Minutos

Diretor: Beca Furtado

Elenco: Graciana ValladaresHebe MattosYnae Lopes dos Santos

Sinopse: Em 1533 os africanos chegaram forçadamente ao Brasil. Menos de 100 anos depois, já se contavam nove mil escravizados, especialmente em Pernambuco e na Bahia, onde se instalaram os primeiros engenhos de cana de açúcar. Considerando o processo de adaptação ao contexto sócio-econômico colonial, o episódio investiga os mecanismos de dominação e a contribuição cultural da resistência africana.

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